Para turistas: como telefonar e mandar SMS na Argentina sem pagar roaming

Em agosto de 2010, eu vim pela primeira vez a Buenos Aires. Entre outras preocupações, ativei o roaming do meu celular e recusei o pacote de telefonia que me ofereceram, pois só queria usar a linha para mandar SMS e ter uma comunicação minima com o Brasil. Resultado: me lasquei.

Em determinado momento, recebi uma ligação do Brasil e não poderia recusá-la. 15 minutos recebendo uma chamada de outro celular me custou mais de R$150 e o arrependimento de não ter contratado um plano de minutos para usar na minha semana fora do país – sem contar que a cobrança é calculada em dólar.

O que só descobri depois foram os diversos meios que existem por aqui para se comunicar com o mundo inteiro – alguns à preço de banana inflacionada. Segue a lista de opções que você tem para conversar com os amigos que fizer por aqui e com os que ficaram no Brasil.

Locutórios: estão espalhados em lugares próprios e nos kioskos (lojas de conveniência) em toda a cidade. São telefones nos quais você paga o valor da chamada por minuto. Geralmente são em pequenas cabines de vidro, um banquinho e um contador mostra o quanto você gastou. A partir de qualquer telefone fixo, para chamar celulares de Buenos Aires você precisa colocar o 11 na frente do número (não existem operadoras para DDD ou DDI). Os preços para cada lugar geralmente também estão em uma lista na cabine. Chamadas para o Brasil custam entre $1,50 e $3 o minuto.

Chip para celular: se eu soubesse dessa, teria comprado um e deixado a conta do celular para a pessoa do outro lado da linha (em todo caso pagaria por receber a ligação, só que menos). Traga um celular desbloqueado e pronto. Nas lojas das marcas e nos kioskos você pode comprar chips de qualquer uma das três operadoras nacionais (Personal, Claro ou Movistar) por $10 e sair falando, não precisa ativar a linha. Nenhuma delas é muito boa, mas todas dão números gratis dentro da rede – então uma boa é checar quais amigos tem telefones da mesma empresa e escolher a partir dai. Para que te liguem do Brasil, é preciso discar 00 + 54 + 9 + 11 + número do telefone, mas também irão de cobrar por isso. Também dá para mandar SMS ao Brasil sem entrar em roaming (o preço é mais caro que um SMS normal, mas ainda assim é baixo). Para isso, mande para 00 + 55 + DDD + número.

Cartão para chamadas internacionais: sabe aqueles cartões que as mocinhas bonitas querem te vender no aeroporto? Você encontra mais barato nos kioskos (os mesmos vendem os chips e tem locutórios). Para usar, você liga para um 0800, disca o código do seu cartão e depois o número que deseja chamar (para o Brasil, 00 + 55 + DDD + número). É a opção mais barata (depende de cada empresa, mas não vai passar de $0,50/minuto para o BR), só que mais trabalhosa. São muitos números para discar de um telefone público e é um teste para a paciência ouvir pausadamente estas explicações toda vez.

Whatsapp: você também pode conversar com este aplicativo social usado pelos smartphones. O único trabalho será alterar o número na agenda do celular (00+55+DDD+número), para que ele entenda que se trata de um número internacional e enviar novamente o convite para as pessoas com quem deseja conversar. Não sei se um telefone em roaming identifica sozinho essa mudança, mas com meu chip daqui, converso com amigos no mundo todo. Por se tratar de um aplicativo que roda pela internet, talvez você possa até usar com seu chip normal, mesmo se não tenha ativado o roaming do celular.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Tags: , , , , , ,

19 Responses to “Para turistas: como telefonar e mandar SMS na Argentina sem pagar roaming”

  1. Hallyson Rodrigues July 16, 2012 at 3:36 pm #

    Post maravilhoso!
    Fiquei meses procurando uma resposta decente e finalmente tive!
    Viajo em novembro e estou buscando dicas, estou ligado em seu blog!
    Parabéns..

    Obrigado!!

    • gpelogia July 16, 2012 at 3:39 pm #

      Valeu, Hallyson! Se tiver outras dúvidas, é só escrever. Na nossa página no Facebook também tem coisa bacana, como fotos e post de outros blogs sobre a Argentina.

      http://www.facebook.com/aliembuenosaires

      Um abraço,

      Pelogia

      • jj January 19, 2013 at 9:48 pm #

        Olha outra grande ideia e a seguinte para quem tem smartphones!! comprar um numero skype? recebo ligacoes pela wi-fi ou pela rede de dados e as pessoas que me ligam pagam como ligacao local no brasil e quando eu ligo uso tb o skype!! Muito bom recentemente comprei um pacote skype pago +- 30 reais e ligo pra qualquer telefone fixo avontade!!Esse e o melhor a fazer para diminuir custos!!! valeu

  2. Mari Valencio July 17, 2012 at 3:57 pm #

    Não esqueça de citar a nextel, que tem plano com a Argentina e Chile (além do Brasil, aqui na América Latina), e o plano de rádio ilimitado internacional custa 4 reais diários, ou 30 reais mensal, pra quem for viajar. Eu sempre usei e sempre foi bom. E como meu plano tem internet, utilizo o whatsapp também, que é a melhor coisa. E da internet no celular me comunicava melhor com as pessoas, assim não precisava ficar carregando o laptop nas viagens. E o preço da internet não muda, não tem roaming nem nada. Conheci muita gente que fez plano nextel mensal, alugando aparelho pra viajar, também é uma boa. Enfim, só quis dar minha opinião!

    • gpelogia July 17, 2012 at 4:21 pm #

      Verdade, Mari. Tinha esquecido. Eu também usei o pacote internacional da Nextel aqui, mas só pra rádio mesmo. O único problema é que tinha pouca gente pra ligar! haha

  3. Ravi Santana July 20, 2012 at 1:10 pm #

    Salve Pelogia,
    Muito bacana o blog!
    Só queria acrescentar que viajei recentemente e simplesmente usei meu celular sem nenhum chip. Assim, podia usar internet sempre que tinha sinal de wi-fi, sem ter que me preocupar com conta.

    Abraço

    • Anonymous July 20, 2012 at 1:15 pm #

      Boa, essa também é uma opção para usar o Wi-fi!

      E avise quando voltar pra cá outra vez. Abs!

  4. Sabrina July 20, 2012 at 11:51 pm #

    Oi Gustavo!
    A única restrição de se comprar um chip de uma operadora daqui é se for iPhone4/4S… eles não vendem o tal do micro chip sem um plano pós pago atrelado! E vc nao consegue fazer o plano sem ter DNI. Resultado: qdo cheguei e ainda nao tinha o documento, comprei o chip normal, baixei um passo a passo na internet e cortei o chip pra caber no iPhone… Gambiarra total, mas deu certo durante a longa espera pela chegada do DNI.
    Bj!

    • Anonymous July 23, 2012 at 11:25 am #

      Não sabia dessa, Sabrina!

      Um dos meus roomates tem iPhone, mas quando o aparelho chegou (que trouxeram da gringa, claro) ele mudou de número e plano. Como ele já chegou procurando um plano de conta, acho que soube nada sobre só venderem o micro chip só para planos pós.

      Valeu pela dica!

  5. Celio October 26, 2012 at 11:59 pm #

    Olá Gustavo. Excelentes dicas.
    Tenho uma dúvida. Vou a Buenos Aires em 29 Out 12. Tenho um Galaxy S III que usa micro chip. Pretendo adquirir um plano pré pago da Claro lá em Buenos Aires, principalmente por causa da Internet. A pergunta é: será que existe micho ship pré pago da Claro com plano para internet?
    Caso não tenha, existe muitas praças de wi-fi na cidade de Buenos Aires?
    Obrigado e parabéns pelo blog.
    Celio

    • gpelogia November 4, 2012 at 2:44 pm #

      Celio,

      Desculpe pela demora (você já deve ter vindo pra cá e descoberto tudo), mas ai vai a resposta: a Claro vende micr-chips, mas acho que só para planos de conta. Uma leitora do blog comentou aqui uma vez que ao vir pra cá, comprou o chip normal e adaptou ele na tesoura mesmo. Você conseguiu de algum outro jeito?

      Espero que Buenos Aires tenga te tratado bien!

      Abraço,

      Gus

  6. Karen Neves December 17, 2012 at 9:12 am #

    Olá, tenho algumas duvidadas, será que você pode me ajudar?
    Vou para Buenos Aires dia 18 de dezembro e gostaria de saber como funciona essa opção de comprar um chip de lá. Se eu comprar o chip da claro em Buenos Aires, como funcionará? Terei que registrar em meu nome, funciona como o pré pago aqui no Brasil? E quando eu for embora, eu devolvo o chip ou trago comigo sem nenhum encargo?

    • gpelogia December 17, 2012 at 10:05 am #

      Oi, Karen!

      O chip funciona como um pré-pago normal. Não precisa fazer nenhum cadastro, só colocar no celular (desbloqueado!) e usar. E depois você leva de recordação. Simples mesmo!

      Você precisa comprar em um kiosko (estas lojinhas de conveniencia, tem em toda esquina!), já que as lojas das empresas só vendem celulares de conta.

      A Movistar e a Personal tem promoções de 3g por $1/dia, mas não funcionam lá muito bem. Em todo caso, você pode precisar fuçar na net como configurar seu aparelho para funcionar.

      Qualquer coisa mais, só perguntar :)

  7. Julia January 4, 2013 at 10:17 pm #

    Oi galera! Eu sou argentina, mas estou tentando falar a través do whatsapp com gente de Brasilia. Cómo é que devería colocar o telefone? (O contato)
    Nao tenho ideia…
    Usei 5561 e o celular mas nao aparece na lista…
    Ajuda por favor :(

    Obrigada!

    • gpelogia January 4, 2013 at 11:20 pm #

      Coloca “00″ na frente, Julia. É assim que eu faço!

  8. Vanessa January 30, 2013 at 5:21 pm #

    dá pra usar o whatsapp com o chip do Brasil (e de qualquer país que seja a origem do telefone), sem contratar plano internacional =) Nas duas vezes que fui a Buenos Aires, me comuniquei dessa maneira com minha família no Brasil. qualquer lugar nessa ciade tem wifi, é uma maravilha!

  9. Vanessa January 30, 2013 at 5:23 pm #

    ah! e como meu chip é do Brasil e eu estava me comunicando com celulares do Brasil, nem precisei colocar nenhum número na frente, usei os contatos como estavam gravados.

  10. Claudia Mayrink June 11, 2013 at 11:56 pm #

    Vanessa, você que usou seu celular e o whatsup normalmente em Buenos Aires sem contratar o pacote internacional me diz por favor qual é a sua operadora, porque fui na Tim hoje ver se eu teria que contratar algum plano para usar a internet (e o whatsup consequentemente) na Argentina e o camarada me disse que custaria R$33,00 por MEGA utilizado… aí meu bolso num vai guentáaa!!!

    Obrigada!

Leave a Reply