Trocar dinheiro em Buenos Aires

Um caos tomou conta do mercado de cambio da Argentina: há alguns meses o governo nacional decidiu controlar a saida de moedas extrangeiras e aqui muitas coisas são pensadas e comercializadas em dólar. Para o turista, pouco muda: você pode chegar com reais e comprar pesos em qualquer casa de cambio, apenas apresentando o RG ou Passaporte.

O problema é a operação reversa. Para comprar reais ou dólares, até onde li, você precisa fazer um cadastro prévio na AFIP (Administración Federal de Ingresos Públicos), levar a sua passagem para provar que sairá do país, mostrar como conseguiu o dinheiro (com holerite, por exemplo) e ainda assim só pode comprar uma parte do seu salário em moeda estrangeira. Em maio e junho, acompanhei pelos jornais que algumas casas de cambio chegaram a ficar dias sem poder vender dólares.

Se você vem para cá passear ou recebe dinheiro do Brasil, não terá problemas, já o objetivo desse caos é evitar a fuga de moedas – logo, se você vem de fora e colocar seu dinheiro dentro do país, continua sendo bem vindo e pode conseguir pesos em qualquer lugar. Mas troque só o necessário, já que será complicado conseguir reais outra vez.

Mas aonde trocar dinheiro? As cotação variam tanto que você pode perder muito se não tiver atenção. O melhor lugar que conheço para fazer valer meus Reais é a Calle Sarmiento – entre os número 300 e 400, esquina com Reconquista, perto da famosa Rua Florida, no microcentro. Lá você encontra várias casas de cambio e bancos que mostram as cotações em TVs voltadas para a Rua, facilitando a pesquisa pela melhor cotação – lembre-se que o preço de Compra é que vale para você (se tiver em dúvida, é sempre $ o menos vantajoso).

Você também pode descobrir as principais cotações de moedas em tempo real através do Dólar Hoy e depois dar um Google para descobrir como chegar no banco (neste caso, veja antes se ele atende ao público “comum”). Bancos atendem de 10h às 15h – alguns até às 17h. No começo de maio, a melhor cotação que encontrei foi no Banco Meridian (Florida y Tte. Gral. Perón). Como ele é perto da Sarmiento, vale a pena caminhar 5 minutos e verificar se continua vantajoso. 

Nos finais de semana os bancos fecham e sua única opção passam a ser as casas de cambio. Você ainda poderá conseguir dinheiro, porém os preços pioram muito. Se, por exemplo, durante a semana R$1 vale $2,20 isso pode virar $1,90 no final de semana. Em uma troca de R$500 você perderia $150 pesos.

Em último caso, você ainda pode conseguir qualquer moeda no mercado paralelo com vendedores na Florida (os que ficam falando “cambio, cambio”) mas não há garantia de que a moeda seja verdadeira, já que é simplesmente uma pessoa na rua.

Conhece um bom lugar para fazer câmbio em Buenos Aires ou tem outras dicas? Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Tags: , , , , , ,

9 Responses to “Trocar dinheiro em Buenos Aires”

  1. tuliobraganca July 6, 2012 at 3:22 pm #

    Pra turistada é importante GUARDAR sempre o comprovante da casa de cambio. Só com ele vc poderá trocar para reais, no final da viagem, os pesos que sobraram.

  2. Mari Valencio July 7, 2012 at 2:33 am #

    Sempre consegui o melhor cambio pesquisando no BANCO PIANO (Corrientes y San Martin). E ri alto com o vendedores falando “CAMBIO CAMBIO”, ainda tem uns que falam: CAAAAAMBIO. DOLARES, EUROS Y REALESS! hahaha

  3. Robin Rodriguez November 27, 2012 at 11:27 am #

    Bom, quer fazer seu dinheiro valer na Argentina? Compre dolares no Brasil, e venda aqui em alguma ¨cueva¨ o ¨arbolito¨ da florida, Hoje em dia dá pra conseguir até uns 6,20 Pesos por Dolar vendido…Mas antes seja esperto e aprenda a identificar notas falsas, até agora nao tive nenhum problema. O cambio oficial está completamente em descompasso com os precos do mercado, entao nada melhor que apelar ao mercado negro.

    • pelogia November 27, 2012 at 11:37 am #

      É, eu vou entrar nessa essa semana. O problema é justamente das notas falsas, pois para quem vem pela primeira vez, eles podem querer passar a perna. Mas sim, no cambio negro o dinheiro vale até uns 20, 30% mais. Coisa de louco!

    • Bia April 4, 2013 at 2:38 pm #

      Vc tem alguma casa de cambio negro para recomendar? (Nome e rua?) Vou a Buenos Aires em Junho agora… Obrigada!

    • Bia April 5, 2013 at 7:51 pm #

      qual um camista destes de confiança que vc recomenda??? em que lugar especidico? Vou a Buenos aires em Junho……….

      • Roberta July 10, 2013 at 3:23 am #

        Bia, descobrisse algum lugar de confiança? Estou indo semana que vem e ainda não sei onde trocar meus dólares!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Trocar dinheiro em Buenos Aires « Ali em Buenos Aires - July 25, 2012

    [...] Leia aqui o post completo em: http://aliembuenosaires.com.br/trocar-dinheiro-em-buenos-aires/ [...]

  2. Viajando pela Argentina: Rosario « Ali em Buenos Aires - July 25, 2012

    [...] Leia aqui o post completo em: http://aliembuenosaires.com.br/trocar-dinheiro-em-buenos-aires/ [...]

Leave a Reply